Eventos voltados a professores e estudantes de Letras recebem inscrições

Enviado por Guaciara Freitas em Seg, 16/09/2024 - 12:35


Entre os dias 24 e 27, a parceria da Universidade do Estado do Pará (Uepa) com a Universidade Federal do Pará (UFPA) em prol da Educação Básica se reflete na realização do 1º Congresso Panamazônico dos Professores de Língua, Linguagem e Literatura da Educação Básica (Cllimaz) e do 2º Encontro dos Egressos do Profletras da Universidade Federal do Pará (Letrasvivaz), no Centro de Convenções Benedito Nunes, no campus da UFPA, em Belém. As pessoas interessadas podem fazer as inscrições de forma on-line

Os eventos buscam promover a interlocução entre os diferentes profissionais da área e estimular as discussões sobre o ensino da linguagem para além da gramática tradicional e das variantes prestigiadas da língua portuguesa. Uma das metas é propor políticas de ensino comprometidas com a ecologia e a sustentabilidade, enfatizando a importância da inclusão social, étnica, cultural, artística e escolar. 

A coordenadora do curso de Licenciatura em Letras da Uepa, professora Rosana do Vale mobilizou os professores e alunos do curso da capital e nos municípios de Moju, Vigia e São Miguel do Guamá, para viabilizar a participação dessas turmas. Em reunião com o professor Marcos Cunha, coordenador dos eventos ela afirmou que o Cllimaz e o Letravivaz estão relacionados aos princípios do Projeto Pedagógico do Curso da instituição, “que destaca o respeito pelo valor do conhecimento produzido pelos estudos científicos na área da linguagem, a tomada de consciência da dimensão estética e formadora da arte literária no cotidiano da vida cultural, além do respeito pela realidade contextual e a valoração das identidades humanas”, acentuou.

Ela enfatiza a importância de promover eventos que visem à formação continuada de professores e daqueles que ainda estão em formação inicial, relacionando aspectos teóricos com a prática docente, os desafios de pensar as possibilidades de transformação das práticas de ensino, na educação básica e no ensino superior. “É determinante construir propostas de reflexão crítica e contextualizada de uma realidade tão diversificada quanto à da nossa região panamazônica”, assevera.

A organização do 1º Cllimaz e do 2º Letrasvivaz é feita pelo Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional - Unidade Região Norte - e do Instituto de Letras e Comunicação da Universidade Federal do Pará (ILC-UFPA). Já o Congresso Panamazônico dos Professores de Língua, Linguagem e Literatura da Educação Básica tem o suporte financeiro da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (CAPES-MEC).

Edição: Guaciara Freitas, jornalista (Assessoria de Comunicação da Uepa), com informações de Kid Reis, jornalista (Assessoria de Comunicação Profletras Norte/UFPA).