Está aberto o prazo de inscrições para o exame nacional de acesso do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (ProfBio). Para participar, é preciso preencher um formulário on-line até 30 de setembro, às 17h, e pagar a taxa de inscrição, de R$150, até 1º de outubro. A oferta é de 500 vagas, com bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para até 30% delas.
Diferentemente da prova de outros Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu para Qualificação de Professores da Educação Básica (ProEB), a do ProfBio será aplicada de forma remota, pelo aplicativo da empresa TestWe. O arquivo para instalação ficará disponível aos candidatos que tiverem a inscrição homologada. As informações estão na seção de suporte do site da companhia.
O ProfBio é um dos 12 cursos de mestrado ofertados no âmbito do ProEB. A seleção é voltada para professores de ensino médio da rede pública que estejam atuantes em salas de aula lecionando Biologia. É preciso ter diploma em Ciências Biológicas, Biologia ou Ciências com habilitação em Biologia em curso devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). As 500 vagas do ProfBio integram a oferta recorde de 6,7 mil da ação executada pela Diretoria de Educação a Distância (DED) da CAPES.
Sobre o Programa
O ProEB proporciona a formação continuada stricto sensu, em nível de mestrado e doutorado profissionais, aos professores em exercício na rede pública de educação básica. O Programa, criado em 2011, apoia as instituições associadas, responsáveis pela implantação e pela execução de cursos em todo o território nacional, com áreas de concentração e temáticas vinculadas diretamente à melhoria da educação básica. Ao todo, são 13 programas, sendo doze de mestrado e um de doutorado.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
Texto: Coordenação Geral de Comunicação - CGCOM/CAPES, com edição de Guaciara Freitas, jornalista (Assessoria de Comunicação - Ascom/ Uepa)
Foto: Sidney Oliveira, fotógrafo (Assessoria de Comunicação - Ascom/ Uepa)