Seminário de Letras Libras debate interpretação e negritude

Enviado por Uepa em Sex, 01/11/2024 - 09:02

A inclusão de conteúdos da literatura negra e indígena no currículo do curso de Letras-Libras da Universidade do Estado do Pará (Uepa) acendeu o debate sobre as traduções e interpretações específicas contidas no viver e na cultura destes povos. Da discussão nasceu o I Seminário de Tradução de Língua de Sinais e Negritude, que será realizado no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) na próxima segunda-feira, 4, durante todo o dia. As inscrições são gratuitas e abertas a qualquer interessado de forma on-line.

O coordenador do evento e professor do curso, Ozivan Perdigão, pretende trazer a reflexão para a academia. “Esse processo do racismo estrutural também é percebido dentro de um campo de uma língua visual gestual, que é a Libras, pois nas pesquisas sobre sinais de termos relacionados a questões religiosas ou étnicas, por exemplo, no Brasil, concentram a discussão mais dentro do campo cristão”, pondera.

O racismo e a intolerância religiosa também se tornam barreiras para o desenvolvimento deste campo, segundo argumenta o professor: “a atividade da interpretação passa por um embranquecimento. Existem muitos intérpretes que vêm de raiz cristã e não se sentem à vontade discutindo, por exemplo, as religiões de matriz africana. Seus orixás, as tradições iorubá, entre outras discussões relacionadas a africanidade, que perpassam por questões religiosas e culturais, frequentemente são alvo de racismo”, acrescentou Ozivan.

Diante desse contexto, o seminário apresenta duas mesas redondas que irão ao cerne do debate. Às 9h, Sônia Albuquerque mediará a mesa intitulada A Intolerância Religiosa e a Interpretação de Libras. Em seguida, Ozivan Perdigão coordenará a mesa Traduções de Sinais: termos das tradições africanas e afro-brasileiras. O seminário prossegue com a I Mostra Científica do Letras Libras, além de apresentação de trabalhos científicos em banners e outras atividades culturais.  

Serviço

I Seminário de Tradução de Língua de Sinais e Negritude e I Mostra Científica de Letras-Libras da Uepa
Local: Auditório Paulo Freire, no Campus I da Uepa. Travessa Djalma Dutra, s/n. Bairro: Telégrafo. 
Horário: 8h às 17h
Data: 4 de novembro de 2024

 

Texto: Fernanda Martins, jornalista (Centro de Ciências Sociais e Educação - CCSE/Uepa)
Fotos: Rodolfo Oliveira/Agência Pará