A Universidade do Estado do Pará (Uepa) promove, nos dias 12, 13 e 14 de novembro, o II Encontro de Matemática Pura e Aplicada, evento que visa fortalecer o ensino e a pesquisa em Matemática na região Norte. Com atividades realizadas no Auditório Paulo Freire, no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), o encontro contará com palestras de pesquisadores com renome nacional e é voltado para estudantes de graduação e pós-graduação em Matemática, além de docentes e pesquisadores da área.
O evento foi idealizado para disseminar o conhecimento em Matemática Pura e Aplicada, buscando incentivar os alunos a aprofundarem suas competências e explorarem novas áreas de pesquisa. A proposta é criar uma rede de apoio e colaboração com outros pesquisadores e instituições de ensino superior do país, o que deve contribuir significativamente para o fortalecimento das pesquisas em Matemática na região.
A primeira edição, realizada em janeiro de 2024, contou com expressiva participação dos alunos e já mostrou resultados positivos, como o aumento de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) na área e o interesse de estudantes em seguir para a pós-graduação em Matemática. Essa edição inicial proporcionou um intercâmbio acadêmico e a troca de experiências com professores da Universidade Federal do Pará (UFPA), incentivando futuras parcerias e ampliando a visão dos estudantes sobre as possibilidades e aplicações da Matemática.
Para mais informações sobre a programação e inscrições, os interessados devem acessar este site e conferir todos os detalhes do evento.
Texto: Fernanda Martins, jornalista (Centro de Ciências Sociais e Educação - CCSE/Uepa)
Foto: Marília Jardim, jornalista (Assessoria de Comunicação - Ascom/ Uepa)