Esta semana, o Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), da Universidade do Estado do Pará (Uepa) dedica-se a conversas sobre tecnologia, sustentabilidade e inclusão, destacando a educação como elemento central para a assimilação desses temas pela sociedade. O Centro celebra sua XXVI Semana Acadêmica, que, já no primeiro dia, contou com o I Seminário do Grupo de Estudos e Pesquisa Amazônia Antirracista (Geamar). Amanhã, 28, ocorrerá a inauguração do espaço Prof. Henrique da Paz e o plantio de uma muda de ipê em homenagem ao professor. Ainda há vagas para alguns minicursos e oficinas, e os interessados podem se inscrever neste link.
A proposta da Semana é fomentar o debate com vozes da Universidade, por meio de uma programação diversificada, incluindo mesas-redondas, minicursos e oficinas, sob o tema “Tecnologia, Diversidade e Sustentabilidade: a educação e a construção de uma sociedade inclusiva”. A comunidade acadêmica do CCSE demonstrou grande expectativa por eventos presenciais, lotando o auditório Paulo Freire e esgotando antecipadamente as vagas para ouvintes. O diretor do Centro, Anderson Maia, abriu o evento com a conferência “Educação e o avanço técnico-científico: potencialidades e desafios para a universidade”.
“Potência” é a palavra que melhor descreve o I Seminário do Geamar, realizado na tarde de hoje. Sob a liderança das professoras Creusa Barbosa e Jane Monteiro Neves, o evento lotou o auditório e destacou não apenas questões raciais, mas também a valorização dos profissionais do SUS. Participaram representantes do Ministério da Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) e da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma).
A programação de amanhã começa com a mesa-redonda “Amazônia e a COP 30”, que discutirá os desafios da justiça socioambiental na região. No final da tarde, ocorrerá a inauguração do espaço Prof. Henrique da Paz, localizado entre os blocos 4 e 5. O local, recentemente revitalizado, ganhou bloquetes de cimento e melhorias gerais, é arborizado graças às árvores plantadas durante o trote ecológico dos calouros de 2017. A partir de amanhã, o espaço homenageará o professor, reconhecido por suas contribuições à cultura no Pará. À noite, será promovido o debate “Povos Indígenas: desafios da inclusão social e educacional”.
Na sexta-feira, 29, o foco será a relação entre tecnologia e educação, com a mesa-redonda “Tecnologia e IA numa perspectiva educativa e inclusiva”. À tarde, será lançada a Revista Digital Comunicação Universitária, que já está recebendo artigos científicos para publicação. O encerramento cultural, organizado pelos centros acadêmicos, promete enriquecer a experiência dos participantes.
Texto e fotos: Fernanda Martins, jornalista (Centro de Ciências Sociais e Educação - CCSE/Uepa)