A Universidade do Estado do Pará (Uepa) e a Companhia Docas do Pará (CDP) assinaram, nesta terça-feira, 1, um contrato de parceria voltado à prestação de serviços de monitoramento ambiental da qualidade da água nas instalações portuárias do estado. O acordo contempla a supervisão de água subterrânea bruta e potável, além do controle ambiental de águas superficiais e de efluentes em pontos estratégicos da infraestrutura portuária.
O reitor em exercício da Uepa, Carlos Capela, afirmou que a assinatura do contrato representa "uma parceria muito importante para dar visibilidade para o ensino, pesquisa, extensão e serviços, que podem proporcionar ao Pará um retorno da estrutura de docência, para os alunos, que fazem parte de ações como essa”, avalia.
O monitoramento inclui a avaliação da qualidade da água subterrânea e potável nessas instalações, bem como o controle ambiental das águas superficiais nas áreas de influência direta desses portos. “Esse contrato é de fundamental importância, pois vai viabilizar relatórios, produção de dados, que vão permitir com que a Companhia acompanhe toda a estrutura hídrica que envolve as operações portuárias. Além disso, podemos contribuir com a Uepa, na formação de profissionais de qualidade”, ressaltou Jardel Silva, diretor-presidente da CDP.
A coordenadora do LabÁgua, o laboratório que estuda a qualidade das águas amazônicas, Hebe Morganne, acredita que as parcerias promovem o desenvolvimento de pesquisas no Pará. “Nós temos uma das maiores bacias hidrográficas do mundo, então, temos que conhecê-la para protegê-la. Durante o contrato, nós vamos fazer análise de qualidade de água, na área química, fisico-quimica, geoquímica, metagenômica em água, microbiológica, então, é um estudo multidisciplinar, onde nós estaremos entregando pra CDP produtos como mapas temáticos, pontes inteligentes de monitoramento, quais os vírus e bactérias existentes, quais as características da água portuária do nosso estado”, explicou a professora.
“A parceria demonstra o fortalecimento das instituições a nível federal e regional, formando uma força para que possamos contribuir juntos para o desenvolvimento do estado e da Amazônia, por meio do monitoramento da água subterrânea e superficial, dentro da área onde existem os portos organizados da Companhia”, comentou o Gerente de Relação Porto-Cidade e Meio Ambiente da CDP, Samir Bestene.
A iniciativa reforça o compromisso da Uepa e da CDP com a sustentabilidade e a preservação dos recursos hídricos, contribuindo para a gestão responsável do meio ambiente e a segurança das operações portuárias.
Texto: Marília Jardim, jornalista (Assessoria de Comunicação - Ascom/Uepa)
Foto: Marcelo Rodrigues, fotógrafo (Assessoria de Comunicação - Ascom/Uepa)