Doutorado em Ciências da Religião lança edital com vagas exclusivas para Ações Afirmativas

Enviado por Fernanda Martins em Qui, 08/05/2025 - 15:46

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião (PPGCR), do Centro de Ciências Socias e Educação (CCSE), da Universidade do Estado do Pará (Uepa), anunciou a abertura do processo seletivo de ações afirmativas específico para o ingresso no curso de Doutorado. Esta iniciativa visa promover a inclusão de grupos sub-representados, oferecendo um total de oito vagas destinadas a pessoas indígenas, quilombolas, trans, travestis, não-binárias, ribeirinhas e mulheres. As solicitações de inscrição poderão ser feitas no período de 13 de maio até às 18h do dia 31 de maio.

O Doutorado em Ciências da Religião da Uepa, com duração máxima de 48 meses, busca formar doutores na região Norte do Brasil e estimular a fixação desses profissionais na Amazônia brasileira. O curso tem como objetivo investigar a religião a partir de suas formas de expressão e das inter-relações que estabelece com outras esferas da cultura e com a sociedade, com um enfoque particular no contexto amazônico. O edital prevê a concessão de 8 bolsas de doutorado, com valor mensal de R$3.100,00, provenientes da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Para concorrer a uma das vagas, as pessoas interessadas devem possuir título de mestrado em qualquer área do conhecimento reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). O processo seletivo, que é gratuito, consiste em duas fases: a primeira, eliminatória e classificatória, analisa o mérito científico e a aderência do projeto de pesquisa à linha de pesquisa e unidade de pesquisa escolhida. A segunda fase, também eliminatória e classificatória, envolve a audição do projeto de pesquisa via Google Meet. As inscrições devem ser solicitadas exclusivamente por e-mail diretamente para a Unidade de Pesquisa à qual se pretende concorrer, sendo necessário consultar o Anexo I do edital para informações de contato e vagas específicas. A documentação exigida inclui, entre outros, diploma e histórico de mestrado, cópia da dissertação, documentos de identificação, Currículo Lattes (CNPq) atualizado e comprovado (últimos 5 anos), um memorial e um projeto de pesquisa. Além disso, documentos específicos de comprovação de pertencimento à categoria de ação afirmativa são solicitados, como declarações de lideranças ou termos de autodeclaração.

Este edital reafirma o compromisso do PPGCR/Uepa com a compreensão da diversidade cultural religiosa e a promoção da inclusão e da democracia religiosa. As pessoas candidatas devem garantir que a documentação esteja completa e em conformidade com as exigências para ter a candidatura homologada. O resultado final será divulgado na área de editais do site da Uepa, seguindo o cronograma proposto no documento. É fundamental ressaltar que, ao se inscrever, o candidato declara tacitamente possuir os meios para participar das etapas avaliativas e seguir as atividades acadêmicas presenciais do curso. Os interessados devem fazer a leitura completa do edital, disponível aqui.

 

Texto: Fernanda Martins, jornalista (Assessoria de Comunicação do CCSE/Uepa)

Foto: Sidney Oliveira, fotojornalista, (Assessoria de Comunicação da Uepa)