Brinquedoteca da Uepa tem foco no aprendizado

Enviado por Diane Maués em Ter, 27/05/2025 - 14:21

 

Entre jogos e imaginação, nasce o aprendizado. No Dia Mundial do Brincar, comemorado hoje, 28, a data destaca a importância da brincadeira para o desenvolvimento infantil, ainda mais necessária em uma era dominada pelas telas. Neste aspecto, brinquedotecas são espaços que transformam diversão em conhecimento e ganham protagonismo ao resgatar o valor do brincar como ferramenta pedagógica e essencial à infância.

Funcionando no campus III da Universidade do Estado do Pará (Uepa), em Belém, onde funciona o curso de Educação Física, vinculado ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), a Brinquedoteca Joana D’arc promove atividades lúdicas gratuitas para crianças, jovens, e até para adultos e idosos da comunidade. Com o uso cada vez maior das tecnologias, a interação com as telas não substitui o brincar tradicional, sendo a brinquedoteca um ambiente dedicado à ludicidade, que alia diversão e aprendizado, oferecendo alternativas saudáveis e educativas à rotina cada vez mais digital das crianças. Nesse espaço, os discentes da instituição também podem atuar, contribuindo para o desenvolvimento infantil.

A brinquedoteca visa oferecer um espaço de brincadeiras que sirva como fonte de ensino, pesquisa e extensão, promovendo vivências lúdicas por meio da expressão corporal, musical, coreográfica, vocal, plástica, entre outras. Além de ser um ambiente de lazer e educação, a iniciativa busca capacitar pessoas de diversas áreas do conhecimento para atuarem como brinquedistas e incentivar a produção e divulgação de conhecimento científico, sendo um espaço pedagógico que valoriza o brincar como ferramenta de aprendizado. 

Uma prova de que brincar é coisa séria e fundamentada é que a recreação é estudada desde 1970 e, atualmente, é abordada em diversas disciplinas na graduação de Educação Física. Em relação ao bacharelado, está em disciplinas como Fundamentos e Métodos do Jogo e Educação Física, Lazer e Cultura. E na licenciatura plena, em Fundamentos e Métodos do Jogo, Educação Física, Lazer e Cultura e Estudo e Lazer. O nome da brinquedoteca foi pensado como forma de homenagem e reconhecimento à professora Joana D'arc Guimarães de Oliveira, que se dedicou e contribuiu na área da recreação em Belém do Pará.

A brinquedoteca é um projeto permanente de extensão da universidade, gratuito e aberto ao público de todas as idades, com foco especial no público infantil, explica a coordenadora e professora de educação física, Zaira Valeska Dantas da Fonseca. "Ela oferece um espaço múltiplo de experiências lúdicas e artísticas. Além de promover o direito ao brincar, também contribui para a formação acadêmica de estudantes de diversas áreas como a educação física, licenciaturas e a todos os demais cursos de saúde da Uepa, com bolsas e voluntariado. É uma das poucas brinquedotecas mantidas pelo poder público, esta é mantida pela Uepa, reforçando seu papel essencial no acesso ao lazer, ao direito de brincar e à educação". O direito de brincar é reconhecido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e pela Convenção sobre os Direitos da Criança da Organização das Nações Unidas (ONU).

Por meio das atividades lúdicas, as crianças exploram a criatividade, fortalecem habilidades cognitivas, sociais e emocionais, além de favorecer a inclusão, tornando o processo educativo mais significativo de forma prazerosa e espontânea. De acordo com a coordenadora, brincar permite que a criança explore, experimente e aprenda, desenvolvendo coordenação motora, raciocínio lógico, memória e criatividade. No ambiente coletivo da brinquedoteca, ela também aprende a conviver, compartilhar, respeitar regras, resolver conflitos, trabalhar medos, ansiedades e emoções de forma lúdica, especialmente com a mediação de profissionais capacitados.

Entre as atividades oferecidas estão jogos cooperativos, tabuleiros, brincadeiras populares, oficinas de expressão corporal, contação de histórias e o projeto "Fabricarte", com foco em artesanato, literatura e artes visuais. Sempre proporcionando lazer e aprendizado para a comunidade, a brinquedoteca também trabalha a psicomotricidade lúdica e realiza ações itinerantes em escolas. 

Para o coordenador do curso de educação física, Smayk Sousa, a brinquedoteca do campus III é um espaço importante para a formação de profissionais críticos, criativos e sensíveis às necessidades infantis, promovendo uma articulação entre ludicidade e educação de maneira interdisciplinar e transformadora.

Equipe 

A equipe da brinquedoteca é formada pela coordenadora da brinquedoteca, professora Zaira Fonseca; uma servidora técnica administrativa, uma estagiária e brinquedistas (cerca de cinco bolsistas e 17 voluntários). Em março deste ano, a brinquedoteca do campus III, realizou o curso de formação e foram qualificados e cadastrados mais 15 novos brinquedistas. Entre os espaços constam sala de psicomotricidade lúdica, sala de expressões do corpo, sala de artes plásticas, sala de jogos e quadra. Enquanto as crianças são atendidas na recreação, os pais podem fazer artesanatos ou participar de jogos, e as atividades são realizadas sempre de forma simultânea.

Segundo Thais Bastos, servidora técnica administrativa há 12 anos da brinquedoteca, formada em educação física, a brinquedoteca é um espaço fundamental para o desenvolvimento infantil, que vai muito além da recreação, com diversos benefícios como  o desenvolvimento cognitivo e motor, a socialização, o apoio emocional, a inclusão e acessibilidade, os apoios pedagógico e terapêutico e o resgate do direito de brincar, na qual a brinquedoteca reforça o direito da criança ao brincar.

Para o aluno Pedro Gama, a brinquedoteca tem sido uma experiência marcante em sua formação, destacando-se como um espaço essencial para o desenvolvimento infantil porque o brincar é uma forma de aprender, se expressar e se relacionar com o outro. Durante o estágio, ele pode ver na prática como as atividades lúdicas ajudam no processo de ensino e aprendizagem, além de perceber o quanto o professor de Educação Física pode contribuir nesse ambiente. "É uma experiência que me faz crescer como futuro profissional, e ajuda a desenvolver habilidades pedagógicas e a entender melhor o meu papel na educação infantil. Vejo a brinquedoteca como um espaço essencial, tanto para as crianças quanto para quem está em formação".

História

A Brinquedoteca Joana d’Arc foi inaugurada em maio de 2003 em homenagem à professora Joana d’Arc, uma profissional além de seu tempo reconhecida por sua contribuição na educação, na formação de profissionais do magistério no Instituto de Educação Estadual do Pará (IEEP), além da formação de professores de educação física do estado do Pará. O projeto foi idealizado pela professora Vera Lúcia Fernandes, que assumiu as disciplinas de Recreação e Lazer no curso de Educação Física após uma mudança curricular. Em 2018, a brinquedoteca foi institucionalizada como projeto de extensão pela professora Ana Cristina Guimarães de Oliveira, filha de Joana d’Arc, consolidando seu papel na formação acadêmica e no atendimento à comunidade.

Serviço 

O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h30, no campus III, na Avenida João Paulo II, 817, bairro do Marco. Interessados podem comparecer ao local nos horários de funcionamento para participar das atividades. Possui acesso gratuito para atendimento diário de crianças, jovens e adultos das comunidades atendidas nos projetos de esporte e lazer do curso de Educação Física, dos diferentes bairros, comunidade acadêmica e o público em geral; já o atendimento de instituições é feito por agendamento durante as manhãs no local.

Texto: Diane Maués, jornalista (Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS/Uepa) 

Foto: Divulgação