A Universidade do Estado do Pará (Uepa), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e da Diretoria de Arte e Cultura (DAC), lançou o Festival de Arte e Cultura em tempos de COP 30, que traz como tema A Amazônia é palco: rios de criatividade, floresta de cultura. O evento está com inscrições abertas e busca incentivar a produção artística nas modalidades Música, Dança e Fotografia, incluindo a categoria de Inclusão de Pessoas com Deficiência.
O objetivo do festival é valorizar a arte e a cultura como instrumentos de sensibilização e reflexão sobre os desafios socioambientais da região amazônica, em sintonia com os debates globais de sustentabilidade e justiça climática que antecedem a COP30. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de 21 de agosto a 12 de setembro de 2025. Os interessados devem preencher os formulários disponíveis na área do edital, no site da Uepa e enviar a produção artística (vídeo, áudio ou fotografia) para o e-mail diretoriadearteecultura@uepa.br, com o título “Festival Categoria (nome da modalidade)”.
Cada participante poderá concorrer em apenas uma modalidade. As produções devem ser inéditas, respeitar os critérios técnicos e seguir o regulamento do edital. Obras com conteúdo discriminatório ou que não atendam às exigências serão desclassificadas.
A seleção ocorrerá em duas etapas: avaliação técnica de comissão especializada e votação popular nas redes sociais do perfil @proexuepa, no Instagram. Os três primeiros colocados em cada modalidade, além do vencedor da categoria de Inclusão de Pessoa com Deficiência, receberão brindes, placas comemorativas e certificados. As obras premiadas também terão destaque em reportagem especial e nas mídias institucionais da universidade.
O resultado final será divulgado no dia 30 de outubro de 2025, durante a cerimônia oficial do Festival de Arte e Cultura da UEPA, no Auditório Paulo Freire, em Belém, a partir das 17h.
Mais informações podem ser consultadas no edital, disponível no site da universidade, ou pelo e-mail diretoriadearteecultura@uepa.br
Texto: Guaciara Freitas, jornalista (Assessoria de Comunicação - Ascom/Uepa)
Foto: Marcelo Rodrigues, fotógrafo (Assessoria de Comunicação - Ascom/Uepa)