Neste sábado, 23 de agosto de 2025, a cidade de Salvaterra, na Ilha do Marajó, sediou a abertura da 5ª etapa da itinerância da iniciativa Ação para Meninas e Mulheres do Marajó, coordenada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA) e instituições locais.
O evento contou com a presença do ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ, que realizou uma palestra destinada aos estudantes na Universidade do Estado do Pará (Uepa), Campus de Salvaterra. Após a palestra, houve um encontro com magistrados(as) e representantes da rede de proteção.
A programação ocorreu nas instalações da Uepa, reforçando o papel institucional da universidade como apoiadora do evento. O reitor da Uepa, professor Clay Anderson Nunes Chagas, esteve presente, dando suporte à realização da palestra e das atividades em sua comunidade acadêmica. De acordo com a coordenadora do campus XIX da Uepa, professora Carmelita Amaral Ribeiro, foi uma satisfação receber, oficialmente, essa etapa da ação.