A Comissão Uepa na COP divulgou o resultado da Maratona Hackathon - Combate à Desinformação na Saúde e Meio Ambiente, que vem sendo realizada desde setembro como parte das ações da Universidade do Estado do Pará (Uepa) para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30).
O júri avaliou cada grupo considerando aderência ao tema, aplicabilidade, inovação tecnológica, tempo de apresentação e impacto social. O resultado está disponível aqui. A premiação será realizada no dia 14 de novembro, durante a programação do I Fórum de Integração Amazônia Global: diálogos universitários para a COP 30.
A segunda etapa do evento, realizada em 18 de outubro, reuniu oito equipes inscritas, totalizando 40 participantes entre estudantes, mentores e avaliadores, todos engajados em propor soluções tecnológicas e sociais voltadas ao combate à desinformação e às fake news, especialmente relacionadas à saúde e ao meio ambiente na Amazônia, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e os princípios ESG.
As propostas apresentaram abordagens diversas, desde aplicativos mobile e bots de verificação de fatos até plataformas educativas e sistemas de checagem automatizada, demonstrando alto grau de criatividade e integração entre diferentes áreas do conhecimento. As tecnologias utilizadas incluíram Inteligência Artificial, Processamento de Linguagem Natural (PLN), APIs de WhatsApp, bancos de dados relacionais e de grafos, Next.js, Python, Kivy, e sistemas de gamificação educativa.
Seleção
A proposta do Hackathon - Combate à Desinformação na Saúde e Meio Ambiente da Uepa foi selecionada na Chamada Global pela Integridade da Informação sobre Mudança do Clima (COP30/SECOM/ONU), no âmbito da Chamada Global (Mutirão) pela Integridade da Informação sobre Mudança do Clima, uma iniciativa de relevância internacional liderada pela Secretaria de Comunicação Social (SECOM) da Presidência da República em parceria com as Nações Unidas (ONU), visando a preparação para a COP30.
O projeto está entre as 123 ações aprovadas, de um total de mais de 217 propostas submetidas, representando 27 países diferentes. Este resultado demonstra a excelência e o impacto estratégico da instituição no debate global sobre mudanças climáticas e o combate à desinformação, um tema crucial para o sucesso da agenda climática.
A seleção do Hackathon, que visa desenvolver soluções inovadoras e criar ferramentas de checagem de fatos sobre o clima na Amazônia, reforça o compromisso com a produção e disseminação de informações confiáveis e científicas. As ações selecionadas farão parte do KO30 Bank of Solutions (Celeiro de Soluções) da Presidência da COP30, servindo como uma vitrine global para o que de melhor está sendo feito para enfrentar o desafio da desinformação climática.
Foto: Flávio Lopes, Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT/Uepa)