Madrigal da Uepa espalha encanto pelo Pará em dezembro

Enviado por Fernanda Martins em Qua, 10/12/2025 - 13:42

O Madrigal da Universidade do Estado do Pará (Uepa) seguirá uma agenda especial para celebrar o mês de dezembro, com apresentações em Belém e Castanhal. Com repertório voltado às tradições natalinas e arranjos corais contemporâneos, o grupo percorre diferentes espaços da cidade, reforçando o compromisso da instituição com a arte, a cultura e a formação humanística.

 

A programação inicia no dia 11 de dezembro, na Capela do Menino Deus, com o II Recital de Natal no Berço de Belém. No dia 13, no Parque da Cidade, o grupo terá seu momento no segundo final de semana da programação do Natal Encantado. Depois, o Madrigal segue para uma série de apresentações que incluem o Encontro de Corais na Igreja Santo Antônio de Lisboa (15/12), uma visita musical ao Abrigo Pão de Santo Antônio (17/12), a participação na programação oficial de Natal da Prefeitura de Castanhal (21/12) e a Recepção Natalina no Porto Terapia, em Belém (22/12).

 

A regente do Madrigal e professora do curso de Licenciatura em Música do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), Ana Maria Castro, destaca que o período é especialmente significativo para o grupo. “As apresentações de dezembro nos permitem levar música para públicos muito diversos, em espaços que acolhem desde famílias até comunidades específicas, como idosos e neurodivergentes. O Madrigal entende esse momento como um gesto de afeto e presença da universidade na vida das pessoas”, afirma.

 

Jéssika Rodrigues, diretora de Arte e Cultura, vinculada à Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da universidade, conta que Madrigal da Uepa “é um grupo artístico universitário que apresenta a qualidade e o compromisso de um coral profissional” e explica que 2025 foi um ano de inúmeros convites, em que “cada apresentação realizada o grupo entregou um grande espetáculo e foi calorosamente acolhido pelo público”.

 

Ao longo do ano, o grupo viveu momentos especiais, como as apresentações durante a programação da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), com músicas regionais que valorizam a identidade paraense. “Agora, com uma agenda cheia para dezembro, o coral se prepara para um repertório especial de Natal. A quantidade de convites reforça a relevância e o carinho que o público tem pelo trabalho do Madrigal da Uepa”.

 

Para as apresentações de dezembro, ela espera que “a comunidade interna e externa de nossa universidade aproveite as apresentações, se encante com a performance do Madrigal e tenha acesso ao repertório, que integra canções natalinas e músicas regionais, celebrando a arte produzida dentro da nossa universidade”. As apresentações são abertas ao público, e a instituição reforça o convite para que a comunidade acompanhe a programação e prestigie o trabalho dos estudantes e profissionais envolvidos.

 

Texto: Fernanda Martins, jornalista (Assessoria de Comunicação do Centro de Ciências Sociais e Educação - CCSE) e Marília Jardim, jornalista (Assessoria de Comunicação da Uepa)

Foto: Marcely Borges, jornalista (Assessoria de Comunicação da Uepa)