Avaliação da Capes confirma avanço na Pós-graduação da Uepa

Enviado por Marilia Jardim em Qua, 14/01/2026 - 12:04


A Universidade do Estado do Pará (Uepa) comemora o resultado parcial da Avaliação Quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), referente ao quadriêncio 2021-2024, divulgado na última segunda-feira, 12. O desempenho reafirma o fortalecimento e a consolidação da pós-graduação stricto sensu da instituição, com elevação de notas em programas estratégicos e manutenção dos demais.

Dos 15 Programas de Pós-Graduação (PPGs) avaliados, cinco apresentaram crescimento em seus conceitos: três programas alcançaram a nota 5, patamar de excelência nacional na avaliação da Capes: o Programa de Pós-Graduação em Cirurgia Experimental (CIPE), o Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) e o Programa de Pós-Graduação em Ensino em Saúde na Amazônia (PPGESA).

Outros dois programas também registraram avanço significativo: o Programa de Pós-Graduação em Tecnologia, Recursos Naturais e Sustentabilidade na Amazônia (PPGTEC) evoluiu do conceito A para a nota 4, assim como o Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG), que também passou a integrar esse patamar.

“Esse resultado é fruto do trabalho coletivo de docentes, discentes, técnicos, coordenações de programas e da gestão institucional, que têm atuado de forma estratégica para o fortalecimento da pós-graduação na Uepa”, celebra Luanna Fernandes, pró-reitora de pesquisa e pós-graduação da universidade.

Os demais programas mantiveram suas notas, garantindo a permanência dos 15 PPGs da Uepa no Sistema Nacional de Pós-Graduação. O resultado demonstra estabilidade, maturidade acadêmica e consistência institucional da universidade.

Até o dia 11 de fevereiro podem ser feitos pedidos de reconsideração das notas das avaliações, o que ainda pode alterar, para mais, as notas dos PPGs da Uepa. O resultado final está previsto para ser divulgado até 29 de maio.

Texto: Marília Jardim, jornalista (Assessoria de Comunicação - Ascom/Uepa)
Foto: Divulgação (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação - Propesp/Uepa)