Alunos de Relações Internacionais da Uepa recebem premiação

Enviado por Marilia Jardim em Ter, 04/10/2022 - 15:20

 

A 26° edição do Encontro de Estudantes de Relações Internacionais (Eneri), realizado este ano no Rio de Janeiro, premiou os alunos do curso de Relações Internacionais da Universidade do Estado do Pará (Uepa) em três categorias de destaque. Ao todo, 15 alunos da Uepa estiveram presentes no evento, que ocorreu no mês de setembro.

 

Melhor Artigo e Sustentação Oral, prêmio Aracy de Carvalho (Projetos Sociais) e o 3° lugar em Melhor Banner foram as categorias nas quais os estudantes da Uepa foram premiados, durante o encontro que atraiu estudantes de diferentes regiões do país. Ao todo, o curso de Relações Internacionais da Uepa apresentou nove artigos, além dos banners expostos. O Eneri se consolidou como o maior evento de alunos da área no Brasil, e é também o maior da América Latina em número de participantes. 

 

Com o artigo OIT e a Perspectiva Cosmopolita: Desafios Para a Garantia do Trabalho Decente no Brasil, os alunos Ana Carolina e David Crispim, ambos do 6° semestre de RI, conquistaram a primeira colocação na categoria Melhor Artigo e sustentação oral. Os alunos, que a princípio desenvolveram o projeto como um trabalho para disciplina do curso, submeteram o artigo sem muitas expectativas. “A ideia inicial do artigo surgiu por causa da disciplina da professora Mayane, que tratava das Teorias das Organizações Internacionais, e a OIT (Organização Internacional do Trabalho) se encaixa neste grupo. Nós tivemos uma avaliação na qual precisávamos fazer um paper relacionado a essas organizações, e escolhemos a OIT. Tendo em vista que o Eneri iria acontecer e que a gente participaria do evento, nós e outras pessoas, que pretendiam submeter trabalhos para o congresso, decidimos transformar o que seria um paper, em um artigo para submeter ao congresso”, afirmou Ana Carolina.  

 

O artigo desenvolvido pelos alunos busca analisar os desafios para garantia do trabalho decente no território brasileiro a partir dos conceitos da teoria cosmopolita, pensamento filosófico estudada pelo curso de Relações Internacionais, através das ações da Organização Internacional do Trabalho. 

 

Instabilidade Regional, Impasse Global: Efeitos dos conflitos políticos no Chade para a Crise Humanitária da Região, foi o tema abordado pelos alunos Bruna Pastana, do 8° semestre, e Matheus Andrade, do 4° semestre, que conquistaram a 3° colocação na categoria Melhor Banner. O projeto, que levou três meses para ser concluído, tem como objetivo analisar as questões geopolíticas no Chade, país localizado no centro-norte da África, e as consequências dos graves conflitos existentes na região. 

 

Para desenvolver o banner, os alunos submeteram o projeto com foco na área da segurança internacional e os efeitos humanitários deste conflito. “O que acontece no Chade é uma questão de segurança internacional, além de ser um tema pouquíssimo falado. A pesquisa consistiu em investigar livros, relatórios e artigos que dessem subsídio para essa pergunta-problema, por meio de diferentes metodologias e discussões. Diferente de um artigo, o banner apresenta resultados parciais de uma pesquisa. Todo o processo de montagem, levantamento de informações, design e transporte foi bem trabalhoso, mas no fim, tudo valeu muito a pena”, disse a aluna Bruna Pastana.  

 

O Núcleo de Apoio a Imigrantes e Refugiados (Naire) da Uepa também saiu premiado. O projeto de extensão que promove o apoio e assistência a imigrantes, refugiados e solicitantes de refúgio no estado do Pará, venceu o prêmio Aracy de Carvalho, que premia projetos de extensão, grupos de estudos, grupos de pesquisa e ações humanitárias que garantam o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

 

De acordo com a professora Mayane Silva, docente de Relações Internacionais e que também esteve presente no congresso, “a participação dos alunos no Eneri possibilitou maior visibilidade para o curso, mostrando que a Uepa está formando internacionalistas amazônidas de qualidade e com premiações de grande relevância. É motivo de orgulho vê-los apresentar seus projetos e serem premiados em categorias de visibilidade nacional, no entanto, isso é só uma constatação do brilhantismo deles em sala de aula”. 

 

 

Texto: Messias Azevedo (Ascom Uepa)

Foto: Laís Teixeira (Ascom Uepa)