Aposição do quadro do reitor Clay Chagas na galeria de reitores é marcada por memórias e emoção

Enviado por Guaciara Freitas em Sex, 16/01/2026 - 12:25

Mais do que uma cerimônia de aposição de um quadro com a foto do reitor na parede de uma galeria, a solenidade de homenagem à gestão Uepa para toda gente, do reitor Clay Anderson Nunes Chagas e da vice-reitora Ilma Pastana, no período de 2021 a 2025, foi marcada por uma celebração de afeto, memórias e relato de compromissos assumidos e missões cumpridas. 

Na disputada cerimônia estavam presentes os pró-reitores de gestão, de graduação, de extensão e de pesquisa e pós-graduação, Carlos Capela, Acylena Costa, Higson Coelho e Luana Fernandes, respectivamente, além de diretores e diretoras do Centros que constituem a Universidade do Estado do Pará (Uepa) e muitos dos servidores, que lotaram um auditório que não tinha mais lugar nem para as pessoas de pé. 
 

E na composição da mesa solene, além do reitor e da vice-reitora, estiveram os ex-reitores Rubens Cardoso e Manoel Moutinho, o primeiro reitor da Uepa, que presenteou a plateia com um resumo histórico sobre alguns movimentos da política estadual que antecederam a criação da universidade e resultaram na sua constituição. Na condição de responsável pela instalação da Uepa, Moutinho tirou risos do público quando concluiu: “como se vê, essa universidade veio ao mundo, mas o parto foi muito difícil”.

Assim como afirmou Moutinho, o professor Rubens Cardoso ratificou a importância do desenvolvimentos da Uepa enquanto uma das universidades mais interiorizadas do país, em um estado com as "dimensões continentais como o Pará e ainda carente de mão de obra qualificada e capital intelectual". Na oportunidade, ele ressaltou que desde que o professor Clay Chagas assumiu o cargo de vice-reitor, durante a sua gestão de 2019 a 2021, ele sempre demonstrou grande comprometimento com a universidade. E concluiu: “eu quero manifestar a minha alegria e satisfação por estar participando desse momento”.

Em uma fala emocionada e emocionante, além de destacar o compromisso e a parceria da gestão, a vice-reitora Ilma Pastana relembrou que toda a sua trajetória acadêmica foi vivida na Uepa, desde a graduação e que por meio dessas conquistas, conseguiu realizar muitos sonhos, razão pela qual incentivou as pessoas: “não deixem de acreditar e busquem realizar os seus sonhos individuais e coletivos”. Na oportunidade, professora Ilma também mencionou o histórico de mulheres que já integraram a gestão superior da Uepa, seja na condição de reitoras ou como vice.

No momento que classificou como “especial”, professor Clay Anderson Nunes Chagas agradeceu a todas as pessoas presentes, especialmente a sua mãe, Oscarina Nunes Chagas, a respeito de quem afirmou: “ela é uma das principais responsáveis pelo profissional e gestor que eu me tornei”. Além de Dona Oscarina, as irmãs, a filha e a esposa do reitor, também prestigiaram a cerimônia de aposição na galeria dos reitores no auditório da reitoria da Uepa.

Em uma espécie de balanço e de reafirmação de compromissos, professor Clay Chagas rememorou os desafios superados, tais como a progressão funcional, a atualização da tabela dos técnicos, realização de concursos e convocação de aprovados, além de implementação de cotas e do impacto de muitas obras, em consequência de um bom relacionamento com o poder executivo.

“A universidade vem moldando o seu perfil e trazendo cada vez mais pessoas que estariam longe dela. Hoje, 75% da Uepa é composta por alunos da escola pública e somos a segunda universidade mais interiorizada do Brasil”, afirmou o reitor, que em seguida pontuou cinco grandes desafios desta segunda gestão: a aprovação do novo PCCR, que dê conta do que é a universidade hoje; a reestruturação (Estatuinte da Uepa); a criação das novas universidades estaduais; a Lei de autonomia orçamentária financeira e o processo de interiorização da pós-graduação. 

Assim, ao se definir como uma pessoa muito racional, o reitor, em seu segundo mandato, ratificou a importância de estabelecer metas possíveis de serem alcançadas, destacando a confiança que possui na sua equipe para isso.

Texto: Guaciara Freitas, jornalista (Assessoria de Comunicação - Ascom/Uepa)
Foto: Loan Bastos, designer (Assessoria de Comunicação - Ascom/Uepa)