Entre os dias 19 e 26 de agosto, a Universidade do Estado do Pará (Uepa) será representada por 20 alunos em uma das competições mais aguardadas do calendário esportivo universitário: os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). Duas seleções, de vôlei e futebol de praia, ambas compostas por 10 alunos, estarão na praia de Botafogo, no Rio de Janeiro, para enfrentar as melhores equipes universitárias do país, tanto nas categorias masculinas quanto femininas. As competições serão transmitidas ao vivo pelo canal oficial da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), no Youtube.
Os atletas da Uepa que participam dos JUBs vêm de cursos como Educação Física, Letras, Relações Internacionais, Geografia e Direito, entre eles está Alana Rodrigues. Formada em Pedagogia pela Uepa, a estudante de Educação Física e jogadora de futebol de areia, veterana nos JUBs, conta que começou sua trajetória esportiva ainda criança e nunca mais parou. "É um privilégio fazer parte da família de futsal feminino da Uepa. Temos muito orgulho de representar o Pará. Essa será minha última participação, quarta viagem. Agradeço muito à Uepa por nos proporcionar esses momentos e, principalmente, à nossa técnica Luana Correa, que nos treinou de graça durante quatro anos e sempre lutou para que estivéssemos em competições nacionais". A atleta destaca que, apesar das dificuldades, as expectativas para a participação da equipe são as melhores possíveis: “temos as melhores expectativas, queremos fazer bons jogos, sempre dando o nosso melhor e realizando tudo o que treinamos, independentemente de resultados, pois estar aqui já é uma conquista. Sabemos das disparidades entre as equipes, diversos atletas têm que trabalhar, treinar e estudar. Mesmo assim, já está sendo uma competição maravilhosa".
A estudante do 6º período de Educação Física e também atleta de futebol, Kayla Gusmão, compartilha um sentimento semelhante. Ela lembra que o interesse pelo esporte começou cedo, inspirado por seu pai, que jogava de forma amadora. “Passei na faculdade de direito e em Educação Física, e foi quando percebi o quanto a Uepa valorizava o esporte, que escolhi o curso de Educação Física. Aos poucos fui me apaixonando pelo ambiente esportivo e também pelo alto rendimento, porém não sabia ainda como me engajar em um time, pois só jogava quando me chamavam para interiores. Eu queria algo maior. Participar dos JUBs é um grande privilégio, pois encontramos faculdades de diversos estados e atletas de alto nível. Isso nos mostra o quanto é bom estar na instituição e ser valorizado por ela." Nesta edição dos JUBs-Praia, Kayla comentou que a equipe está reforçada com novos atletas, o que eleva as expectativas para a competição.
Para Mário Santos, técnico do time de vôlei de praia, a participação dos alunos nos Jogos Universitários Brasileiros representa uma oportunidade única. “Nos preparamos dentro das nossas condições, com muito foco e dedicação, valorizando a oportunidade que nos foi dada. São novas experiências para muitas equipes, e vivenciar tudo isso tem sido extremamente gratificante”. Segundo o professor, eventos como esse são essenciais para dar visibilidade ao esporte universitário paraense, “que deve ser valorizado como elemento transformador de vidas e histórias dos discentes, com todos os aspectos positivos que o esporte traz para a vida deles”.
As partidas de vôlei de praia e futebol de areia, nas quais a Uepa competirá, estão programadas para acontecerem com base em sorteios de chaveamento e nos resultados obtidos em outros jogos. A edição do JUBs-Praia deste ano contará com 12 modalidades e com mais de dois mil participantes de todo o país, se tornando a maior edição do JUBs. A estrutura principal será montada em Botafogo, onde ocorrerão oito das 12 modalidades em disputa: beach hand, beach soccer, beach wrestling, beach tennis, cross training, futevôlei, vôlei de praia e vôlei 4×4 misto. Além das modalidades disputadas em Botafogo, o surf será realizado nas ondas da Praia da Barra, na quinta-feira, 22, a partir das 7h, enquanto a natação em águas abertas tomará conta da Praia de Copacabana na sexta-feira, com a prova feminina às 8h e a masculina às 10h. O skate e o basquete 3×3, por sua vez, serão realizados na Praça do Ó, de quarta-feira, 21, a sábado, 24, das 9h às 17h.
Incentivo aos esportes
O incentivo da Uepa às práticas esportivas dos alunos é realizada por meio da Diretoria de Desporto, coordenada pela professora Rejane Pequeno, cuja criação foi aprovada em reunião do Conselho Universitário (Consun), em setembro de 2023. Vinculada à Pró-Reitoria de Extensão (Proex), a nova diretoria entregou este mês materiais para o treinamento dos atletas, como bolas profissionais, kits para treinamento de agilidade, pranchetas táticas, coletes de treinamento, entre outros itens de uso diário para a prática das atividades desportivas.
Texto: Alanny Alves, estagiária de jornalismo, sob supervisão de Guaciara Freitas, jornalista (Assessoria de Comunicação - Ascom/Uepa)
Foto: Célio Júnior, fotógrafo (Confederação Brasileira de Desporto Universitário - CBDU)