Professores, alunos, servidores e a comunidade em geral estão convidados a participar de discussões e a registrar a história de movimentos sociais no campo.
A Universidade do Estado do Pará (Uepa), por meio do Grupo de Pesquisa Movimentos Sociais, Educação e Cidadania na Amazônia (GMSECA), realiza, nesta quarta-feira (30), a mesa-redonda com o tema As lutas sociais no espaço agrário amazônico. O debate ocorrerá às 16h, no auditório da Reitoria, localizado no bairro do Telégrafo.
Professores, alunos, servidores e a comunidade em geral estão convidados a participar do debate, que visa trazer à tona as questões ligadas aos movimentos sociais no campo. Além da discussão, a intenção é também fazer um registro histórico destes movimentos, que, de acordo com a professora Marize Duarte, pró-reitora de extensão, estão presentes em diferentes décadas no estado do Pará.
O debate conta com a presença de um representante do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), do coordenador estadual do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST Pará), e do professor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Girolamo Treccani.
Para a professora Marize, a atividade busca também oferecer uma visão mais abrangente sobre a temática, e a eliminação dos preconceitos e da criminalização dos movimentos sociais camponeses. “A intenção é demonstrar que estas lutas, são lutas pelos direitos sociais. É para isto que nós nos dedicamos ao longo de mais de uma década da Uepa”, ressalta.
Serviço:
Mesa-Redonda As lutas sociais no espaço agrário amazônico, 16h, auditório da Reitoria, localizado na rua do Una, 156, no bairro do Telégrafo. Atividade gratuita.
Texto: Valéria Lima
Edição: Janine Bargas