O Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) terá um dia dedicado à saúde e cidadania, marcando início das comemorações dos seus 30 anos. Em parceria com a Defensoria Pública do Estado do Pará (DPE), Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) e a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) de Belém, o Campus I ofertará gratuitamente a toda sua comunidade e ao público do entorno diversos atendimentos, como emissão de carteira de identidade, doação de sangue, vacinação, entre outras checagens de saúde. Os serviços iniciam a partir das 8h desta sexta-feira, 5, no Campus situado na Travessa Djalma Dutra, s/n, entre as ruas Municipalidade e do Una.
Os serviços ofertados na parceria com a Defensoria são aqueles disponibilizados no projeto Balcão de Direitos. Para o coordenador da ação pela DPE, Rogério Pereira, a oportunidade de regularizar sua documentação deve ser aproveitada por todos que precisam. “Se você vai dar entrada num processo de atendimento da Defensoria, bem como em outras lugares, você precisa estar documentado. Então, é de grande importância a Defensoria trabalhar nesse programa para documentar as pessoas que necessitam. Assim, quando precisarem de outra assistência, possam ser atendidas já documentadas sem nenhum problema”, aconselhou.
Durante a ação no CCSE, estarão disponíveis 100 atendimentos para emissão de carteira de identidade (incluindo a confecção da foto 3x4), 100 encaminhamentos para emissão gratuita de segunda via das certidões de nascimento, casamento e óbito; 60 atendimentos da Justiça Eleitoral, como alteração de domicílio e regularização; 60 atendimentos para emissão de Carteira de Trabalho digital; 60 atendimentos para aconselhamento jurídico; e 60 atendimentos relacionados ao CPF.
O Hemopa reprisa sua participação no trote dos calouros de 2023 e traz todo o seu aparato de coleta de sangue para o hemocentro. Para doar, basta ter acima de 50kgs, entre 16 e 69 anos, ter doado sangue há mais de três meses, para as mulheres, e dois meses, para os homens, estar bem de saúde e alimentado. Além disso, é importante que o doador preencha o pré-cadastro disponível aqui para adiantar o processo de triagem.
Na parte da saúde, serão ofertadas vacinas contra a Hepatite B, Febre Amarela e Antitetânica, em uma parceria com a Sesma. O Núcleo de Atenção à Saúde do Servidor (Nass) viabilizará medições de pressão arterial e glicemia, testes rápidos de Sífilis, HIV e Hepatite C, além da auriculoterapia, uma técnica que aplica pressão a pontos específicos da orelha externa com o objetivo de tratar diversos males físicos, mentais e emocionais.
Durante as atividades, a gestão do Centro lançará o selo comemorativo dos 30 anos do CCSE, que comemora a criação oficial dos Centros da Uepa. A data será comemorada durante todo o ano de 2024 e culminará em uma festa de aniversário oficial em dezembro. “Vemos isso como um passo importante para reforçar a conexão dos docentes, discentes e servidores com o CCSE. Estamos buscando parcerias diversas para trazer ao Campus I outras ações como essa e deixar todos no clima de celebração”, declarou o diretor do CCSE, Anderson Madson Oliveira Maia.
Documentos necessários para os serviços da DPE
ATENDIMENTO JURÍDICO, ORIENTAÇÕES E AÇÕES EXTRAJUDICIAIS:
1. Alteração ou Correção de registro civil de nascimento, casamento e obito.
(Documentação. Certidão com erro ou para ser alterada junto com documentos que comprovam do erro ou alteração)
2. Reconhecimento voluntário de paternidade.
(Documentação: Pai e mãe presentes com seus documentos e certidão do filho)
3. Orientações juridicas.
ENCAMINHAMENTO COM GRATUIDADE PARA SEGUNDA VIA DA CERTIDÃO DE NASCIMENTO, CASAMENTO E ÓBITO:
Necessário a cópia da certidão ou da identidade e comprovante de residência
EMISSÃO DE CPF
- 2ª via do CPF. para qualquer idade.
(Documentos: Qualquer documento de identificação que contenha nome completo, data de nascimento, naturalidade e filiação; informar número do CPF; e, título de eleitor para maiores de 16 anos).
- Alteração, correção, atualização e regularização, para acima de 16 anos.
(Documentação: Qualquer documento de identificação que comprove a alteração contendo nome completo, data de nascimento, naturalidade e filiação; título de eleitor válido e atualizado caso tenha mudado alguma informação; e endereço com CEP e telefone (OBRIGATÓRIO)
EMISSÃO DA CARTEIRA DE IDENTIDADE
Idade:14 anos com senha e acompanhado dos pais com seus documentos.
Obrigatório a apresentação da certidão original de nascimento/casamento e/ou averbação de divórcio.
2 fotos recentes.
Comprovante de residência.
Documentos opcionais: CPF, titulo de eleitor, carteira de habilitação, PIS e CTPS.
FOTO 3x4
A partir de 14 anos.
2 fotos para cada pessoa
Somente serão atendidos aqueles com senha para emissão de Carteira de Identidade.
SERVIÇOS DA JUSTIÇA ELEITORAL
- Alteração de domicílio.
- Alteração/correção de informações.