Calouros de matemática participam de acolhida no Planetário

Enviado por Anônimo (não verificado) em Qua, 21/03/2018 - 18:53

Uma viagem pelo espaço sideral, experiências científicas e um percurso pelas ciências. Foi dessa forma que os calouros do curso de Matemática foram recebidos na manhã desta terça-feira, 21 de março, no Centro de Ciências e Planetário, da Universidade do Estado do Pará (Uepa). A iniciativa, organizada pelo Centro Acadêmico de Matemática (Camat), teve como objetivo ensinar de um modo não formal os encantos das ciências naturais e apresentar um dos espaços mais importantes da Instituição aos recém-chegados.

A visita começou pela Cúpula Kwarahy, onde os alunos observaram atentos a viagem que vai do sistema solar a constelações e outros corpos celestes, chega a galáxias distantes, para então voltar para a Terra. Visitando o lugar pela terceira vez, a caloura Aline Barreta não negou o fascínio. “Tenho muita afinidade com a área e acho tudo muito lindo, foi muito legal participar”, contou.

Durante a manhã, os estudantes tiveram o primeiro contato com uma das principais áreas de conhecimento e pesquisa da Universidade, onde são desenvolvidos grande parte dos trabalhos de extensão e que oportuniza aos acadêmicos estágio na área que corresponde ao curso. A diretora do Planetário, Sinaida Vasconcelos, contou os motivos pelo qual os alunos devem conhecer o espaço. “É super importante a gente receber os calouros da Uepa, porque o planetário é uma unidade de desenvolvimento tanto de projetos, como ações da área do ensino, da pesquisa e de extensão que são o tripé da Universidade. Então é essencial que esses alunos conheçam todas as oportunidades que são oferecidas. Principalmente os alunos de matemática, química, física, biologia, ciências naturais, que são áreas que atuamos diretamente”, explicou a professora.

A programação seguiu com a apresentação do espaço correspondente às áreas de Geologia, Física, Matemática, Biologia e o Laboratório de Química, local que mais encantou o estudante José Amaro Lieuthier. “Trabalhamos com uma parte muito pesada na sala de aula e aqui eles demonstram como é tudo e vemos a diferença de como funciona. Gostei bastante de química, justamente por isso. Foi muito legal acompanhar como funciona na prática, que é muito diferente de pegar um livro e ler”.

Os estagiários do Laboratório e alunos do curso de Licenciatura em Física da Uepa, Caio Batista e Pietro Tomazi, conduziram a visita demostrando experimentos e entretendo os visitantes. “A gente sempre recebe vários públicos, de crianças a adultos, e é legal chamar atenção deles com essas experiências. Explicar para uma criança e para alunos do ensino médio, por exemplo, é totalmente diferente, já que uns tiveram contato com o assunto e outros não. Em resumo é legal ver o interesse de cada um”, afirmou o estudante Caio Batista.

É a segunda vez que o Camat proporciona a visita aos calouros ao Planetário. A ideia começou no ano passado, a partir da iniciativa do estudante Benjamin Souza, coordenador do Centro Acadêmico. “Essa experiência surgiu a partir do meu ingresso como estagiário aqui no Planetário. Trabalhei durante um ano e vi que trazer os alunos para cá seria uma forma de proporcionar a eles um aprendizado diferente, fora da sala de aula. Além disso, é importante que eles saibam que esse espaço é uma grande oportunidade de estágio para eles, já que grande parte dos alunos desconhece isso”, contou o coordenador.

A visita foi totalmente conduzida pelos estagiários do Centro de Ciências, maioria alunos da Uepa. Pedro Martini, Bianca Pinheiro e Tery Ramos são alunos do curso de Física e explicaram o orgulho de exercer a função de guia. “É muito legal mostrar o quanto a ciência pode ser interessante, encantadora. Receber calouros aqui mostra como funciona não só o espaço, mas também como é o nosso trabalho, que pode ser o deles também no decorrer do tempo”, disseram os estudantes.

Após as visitas, os alunos foram para o auditório e receberam orientações de como ingressar nos projetos do Planetário e a importância do espaço com a diretora do Centro, Sinaida Vasconcelos.

Serviço

O Planetário funciona de terça a sexta com visitação pré-agendada de 8h às 11h30. Aos sábados é aberto ao público, com visitas iniciando às 15h até 18h30. Escolas interessadas em agendar visita devem solicitar pelo e-mail: agenda.planetario@gmail.com, ou presencialmente na Sala da Agenda do Planetário, mediante ofício. Mais informações: https://paginas.uepa.br/planetario/?page_id=1797

Texto e fotos: Rachel Oliveira