Histórico

 
A Universidade do Estado do Pará (UEPA) foi criada em 1993, a partir da fusão de faculdades estaduais de Enfermagem, Medicina, Educação Física e Educação, desenvolvendo ações de ensino, pesquisa e extensão em três grandes áreas: Saúde, Educação e Tecnologia.
 
A UEPA oferta 132 cursos de graduação, distribuídos em 21 campi, sendo cinco na capital e os demais nos municípios de Paragominas, Conceição do Araguaia, Marabá, Altamira, Igarapé-Açu, São Miguel do Guamá, Santarém, Tucuruí, Moju, Redenção, Barcarena, Vigia de Nazaré, Cametá, Salvaterra, Castanhal e Bragança. Também fazem parte da Universidade, o Centro de Ciências e Planetário do Pará, a Editora da UEPA (Eduepa), as Brinquedotecas e o Instituto Confúcio.
 
Desde 2015, só podem disputar as vagas do Processo Seletivo (Prosel) da UEPA, os candidatos que realizarem as provas do Enem. O ingresso nos cursos de graduação da UEPA também se dá por meio do Prise, direcionado aos alunos que ainda estão cursando o ensino médio. Contudo, com a adesão do Enem, em 2016 está sendo aplicada somente a terceira e última etapa do Prise, sendo esta a última oportunidade para esta modalidade de seleção, voltada aos candidatos que realizaram as etapas anteriores nos últimos anos.
 
A partir do diálogo permanente com a sociedade, a UEPA integra Ensino, Pesquisa e Extensão. Cotidianamente, a Gestão Superior da Universidade constrói uma instituição com a participação e envolvimento de toda a comunidade. A melhoria da infraestrutura, modernização dos trâmites processuais, um programa permanente de aperfeiçoamento profissional e o fortalecimento do programa de internacionalização são algumas das metas para o desenvolvimento institucional da UEPA.