A Universidade do Estado do Pará (Uepa) convida toda a comunidade acadêmica — docentes, técnicos e estudantes — a participar da consulta pública sobre a proposta de reestruturação organizacional da instituição. As contribuições devem ser enviadas para o e-mail comissaoreestruturacao@uepa.br até o dia 28 de agosto.
O documento em análise apresenta mudanças estruturais para adequar a Uepa ao cenário atual de expansão, vivenciado ao longo da última década. Entre as propostas estão a criação de novas pró-reitorias, diretorias e coordenações; o desmembramento da atual Pró-Reitoria de Gestão e Planejamento em três unidades; a implantação da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas, Inclusão e Equidade; a descentralização da gestão nos campi do interior; e a extinção dos departamentos, substituídos por um modelo mais integrado e autônomo de coordenação acadêmica e administrativa.
O reitor Clay Anderson Nunes Chagas reforça a importância da participação da comunidade universitária nesse processo. “É fundamental que a comunidade acadêmica da universidade apresente suas opiniões, sugestões e propostas, a fim de que possamos idealizar uma universidade que reflita genuinamente os anseios da comunidade. Portanto, solicitamos que todos e todas se manifestem, expressando suas opiniões, posições e as melhores propostas para a instituição”.
A comissão responsável pela elaboração da proposta atua desde 2021, realizando estudos comparativos com outras universidades, reuniões com setores da Uepa na capital e no interior, e sistematizando sugestões enviadas por todas as unidades acadêmicas e administrativas. “O trabalho que a Comissão se propôs a fazer está concluído. Além de termos feito muitos estudos sobre qual a estrutura mais adequada para a realidade que a Uepa apresenta hoje, a Comissão reuniu com todos os setores e segmentos da universidade, realizando, portanto, uma grande escuta de todos os setores e segmentos que podem ser atingidos por uma reestruturação, tanto na capital como no interior. A partir de agora iremos disponibilizar no site da Uepa a proposta que foi elaborada pela Comissão, para uma última consulta e para colhermos mais sugestões”, explica o presidente da comissão, professor Jofre Freitas.
Segundo ele, a comissão é composta por representantes de todos os centros da Uepa e por membros do interior do estado, incluindo todas as categorias da comunidade acadêmica. Após a consulta pública, as contribuições recebidas serão analisadas e, caso sejam plausíveis, incorporadas à versão final do documento. “Como presidente da comissão, que acompanhou todas as etapas da elaboração da nova lei, acredito que a nova estrutura proposta pode garantir uma gestão mais eficiente, transparente e coadunada com os princípios de uma universidade pública e de qualidade”, reforça.
De acordo com o reitor, “após as contribuições finais da comunidade nesta consulta, a comissão responsável reavaliará todas as propostas recebidas para elaborar um relatório final, que será encaminhado ao Conselho Superior da Universidade (Consun), para aprovação”.
Aqui estão disponíveis o relatório parcial da comissão e a minuta da nova lei de reestruturação para consulta. A participação de todos é fundamental para definir os rumos da instituição nos próximos anos.
Texto: Guaciara Freitas, jornalista (Assessoria de Comunicação - Ascom/Uepa)
Foto: Sidney Oliveira, fotógrafo (Assessoria de Comunicação - Ascom/Uepa)